Projeto Ichtus comemora seu primeiro ano






Na tarde de quinta-feira (24/11) o Projeto Ichtus de reciclagem artesanal da pele de peixe realizou a celebração de seu primeiro ano. O projeto executado pela Bridge International – Instituto para promoção da Vida (Organização curitibana) se iniciou em outubro de 2010 com curso ministrado na Vila Samambaial, após isso foi formado um grupo e  implantado espaço para se fazer o processo de curtimento e produção de peças com o couro de peixe. Em maio de 2011 a Bridge International recebeu o patrocínio da Fundação Banco do Brasil, que além de melhorias e aquisição de produtos e equipamentos para a Vila Samambaial, possibilitou a expansão do Projeto para as comunidades do Pontal do Norte e Barra do Saí. Hoje, três grupos diferentes trabalham para a produção de couro de peixe no município, com a participação de 27 curtidoras e curtidores, os quais além de produzirem um belo material com vistas na geração de renda, contribuem para a diminuição do desperdício e poluição das beiras de rio e praias. Sustentabilidade social e ambiental é o objetivo do grupo: produzir o couro, tratar os efluentes, diminuir os desperdícios, gerar uma complementação de renda e envolver a comunidade através de atividades, tais como as que foram realizadas: festa julina, comemorações de dia das crianças, cursos, etc.
O projeto tem exposto o material produzido nos espaços culturais promovidos pelo Departamento de Cultura, nas feiras da Sapatilha e da Solidariedade em Joiniville, em eventos e congressos da Igreja Metodista e algumas peças já foram exportadas para Estados Unidos e Noruega. O projeto foi também selecionado pela agência do Banco do Brasil em Itapoá para se tornar um projeto de DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável).
Por ser ainda muito recente o projeto encontra vários desafios, entretanto o maior deles é conseguir uma sede própria ou cedida até abril do próximo ano, quando o patrocínio para aluguéis se acaba.
Somos gratos primeiramente a Deus por todas as conquistas realizadas até aqui: pelas curtidoras e curtidores que estão encarando o desafio por nós proposto, pelos nossos parceiros - Igreja Metodista, Carolina Vieira e a Agência do Banco do Brasil em Itapoá - e por todos que de alguma forma nos apoiaram nesta caminhada: Muito Obrigada!
As sedes do projeto Ichtus se encontram nos seguintes endereços: Samambaial (R. da Graça, 146), Barra do Saí (R. 740, 224) e Pontal do Norte (R. do Agreste, s/ n). Nosso contato: através do e-mail couroichtus@yahoo.com.br  e nosso endereço na internet www.couroichtus.blogspot.com.